Marketing de Conteúdo

5 motivos valiosos para investir na visibilidade online da sua empresa

By janeiro 11, 2017 No Comments

A popularização explosiva da internet nos últimos anos transformou o conceito de marketing nas empresas e corporações de todo o mundo.

Hoje, os consumidores estão conectados o tempo todo, seja em computadores, tablets ou celulares. Empresários e empreendedores não perderam tempo e passaram a investir na visibilidade online para garantir a presença de seus negócios no mercado.

Confira a seguir algumas das principais razões para apostar no marketing digital na sua empresa e melhorar a visibilidade da sua marca no mundo virtual!

1.  Maior alcance

A internet é, atualmente, uma das ferramentas mais eficientes para divulgar produtos e serviços das mais diversas áreas. Então, se existe a possibilidade de a sua marca dialogar com um público ainda maior, por que não fazê-lo?

Investir na visibilidade online permite que a sua empresa estabeleça uma boa comunicação com seus clientes e contribui para o aumento das vendas ao gerar tráfego qualificado.

Para isso acontecer, é necessário dedicar alguns esforços com ferramentas eficientes de marketing digital, como a criação de conteúdo relevante para o seu público-alvo.

Dessa forma, você será capaz de atingir ainda mais usuários e potenciais clientes. Além disso, a grande maioria dos negócios já utiliza alguma estratégia de Inbound Marketing (como o Marketing de Conteúdo, por exemplo) e os resultados são bastante interessantes.

Efetividade do Marketing de Conteúdo para o B2B

Extremamente efetivo 9%

Muito efetivo 33%

 Efetivo 41%
Pouco efetivo 14%
Não efetivo 2%

Fonte: Mark Schaefer.

Para empresas B2B, por exemplo, que geralmente demandam certo conhecimento prévio e também alguma autoridade dentro do negócio para realizar a compra, o Marketing de Conteúdo mostra-se bastante efetivo, especialmente para educar os potenciais clientes sobre as vantagens e benefícios dos produtos/serviços sendo oferecidos.

Porém, o Marketing de Conteúdo também é muito efetivo para empresas B2C tanto nos estágios de atração quanto de consideração. Pense, por exemplo, em reviews e avaliações de produtos utilizados por e-commerces para atrair consumidores para seus produtos. Interessante, não? Essas são todas técnicas de Marketing de Conteúdo.

2.  Clientes mais fiéis

Fidelizar os seus consumidores não é uma tarefa fácil, mas uma das maneiras mais práticas de fazê-lo é utilizando redes sociais e estratégias de e-mail marketing.

Afinal, por meio dessas mídias é possível estabelecer uma comunicação direta com o cliente, valorizando-o e mostrando que a empresa se preocupa com a satisfação dele.

Isso é tão verdade que o conteúdo personalizado, ou seja, o tipo de conteúdo que passa por uma grande lapidação para ser entregue com “a cara do cliente” é o menino de ouro da fidelização. Isso só é possível porque mídias como o e-mail marketing permitem uma série de qualificações da sua base de leads.

O que isso significa? Significa que você será capaz de entregar a seus clientes e potenciais clientes exatamente o que eles precisam e esperam receber naquele momento, fazendo-os considerar seu produto/serviço na hora da compra.

Influência do conteúdo personalizado na decisão de compra

  • Conteúdo personalizado 61%
  • Outros conteúdos 39%

Fonte: Dragon Search.

Redes sociais como Facebook e Instagram também podem ser utilizadas para fazer campanhas atrativas e originais que, além de chamarem a atenção do público-alvo, geram engajamento pelo compartilhamento de imagens e textos. Isso fará com que os seus seguidores também se tornem divulgadores espontâneos da empresa — outra prova de que investir na visibilidade online da sua empresa pode ser uma ótima estratégia.

3. Praticidade

Em pleno século XXI, não há como negar: a internet aproxima as empresas do público e as tornam visíveis para o resto do mundo. E tudo isso de uma maneira incrivelmente prática.

Investir na visibilidade online do seu negócio é muito importante nos dias de hoje, pois para os internautas não adianta sua empresa ter um site se ele não for constantemente atualizado.

As pessoas possuem o mundo nas telas dos celulares e computadores. Se ao fazerem uma pesquisa elas não encontrarem as informações e os conteúdos que procuram na página da sua empresa, elas encontrarão nos sites e blogs concorrentes.

Tanto é verdade que o número de usuários que utilizam a internet para buscar por informações sobre produtos e serviços vem crescendo de forma acelerada.

Número de usuários globais (milhões)

  • Desktop
  • Mobile

Fonte: ComScore.

E, falando em praticidade, o gráfico acima também evidencia a convergência do mobile. Os dispositivos móveis (smartphones, tablets, celulares, etc.) já são responsáveis pela maioria das buscas e do tempo gasto na web. Portanto, é preciso considerar essas novas plataformas se você quiser garantir uma boa visibilidade na web.

Projeção de crescimento do mobile

  • Valores em %

Até 2019, a previsão de crescimento do já grande uso do mobile é de 63,4%. Fonte: Statista.

4. Baixo investimento

É importante ressaltar que o baixo custo das campanhas online é um fator muito importante para fortalecer sua marca. No mundo do marketing digital, ações simples, quando bem executadas, podem gerar resultados surpreendentes e (o mais importante) muito rentáveis. Pense nisso ao avaliar os benefícios de se investir na visibilidade online do seu empreendimento.

Práticas como o SEO, por exemplo, apresentam um investimento mínimo em relação ao retorno obtido. Porém, outras técnicas como o uso das mídias sociais, a nutrição de leads e o branding também apresentam um custo baixo se comparados com o investimento em marketing tradicional.

Metas gerais para o Inbound Marketing

Branding/Awareness 84%
Geração de leads 83%
Engajamento 81%
Vendas 75%
Nutrição/Segmentação de leads 74%
Fidelização de clientes 69%
Evangelização de clientes 57%
Upsell/Cross-sell 52%

Fonte: Marketing Land.

O importante é definir seus objetivos e formular um plano de Marketing Digital coerente com o seu orçamento e nicho de mercado. O gráfico acima mostra as prioridades do marketing nacional.

5. Inúmeras possibilidades

Existem inúmeras maneiras de tornar a sua empresa mais presente no meio online. É possível fazer isso em sites e blogs atualizados, parcerias com páginas relacionadas, perfis em redes sociais e até mesmo o investimento em links patrocinados e marketplaces.

Para te ajudar e visualizar como as opções são amplas e também como você pode ganhar muito ao investir na visibilidade online de sua empresa, apresentamos uma série de estatísticas interessantes:

  • 48% dos profissionais de marketing B2C e 42% dos B2B estão publicando mais de uma vez por semana − Content Marketing Institute;
  • 57% das empresas já contam com pelo menos duas ou mais pessoas dedicadas ao Marketing de Conteúdo − Contently;
  • 24% empresas direcionam 50% ou mais do seu orçamento para a produção de conteúdo – Contently;
  • O Facebook é responsável por 25% de todo o tráfico registrado na Internet – Shareaholic;
  • As postagens no Facebook têm 340% mais compartilhamentos que todas as outras maiores redes sociais combinadas – com exceção dos conteúdos relacionados à comida, que apresentam melhor desempenho no Pinterest – Buffer;
  • O LinkedIn é, atualmente, responsável por 21% dos compartilhamentos de publicações de alto engajamento na vertical dos negócios – Buffer;
  • 77% dos profissionais de marketing apostam num abordagem conduzida pela análise de dados – MediaMath;
  • 69% do uso e da leitura de dados estão sendo utilizados para o direcionamento de ofertas, mensagens e conteúdo − MediaMath;
  • Os líderes em marketing analítico e dirigido pela análise de dados apresentam uma probabilidade 6 vezes maior de encontrar uma vantagem competitiva e aumentar a lucratividade (45% versus 7% dos outros), e têm uma probabilidade cinco vezes maior de reter clientes (74% versus 13%) – Forbes

Tudo vai depender do perfil do seu público-alvo, as pessoas que a sua empresa deseja impactar com suas campanhas e, claro, da criatividade da equipe de marketing.

Agora que você entendeu a importância de se investir na visibilidade online da sua empresa, siga-nos no Facebook, fique ligado nas nossas postagens e aprenda muito mais sobre marketing digital!